domingo, 13 de setembro de 2009

Circus

13 de setembro de 2009. Definição: domingo mais random de toda minha vida...


Todo mundo já foi ao circo, certo? Não. Nem todo mundo já fez isso ainda quando criança, hehe, eu sou um exemplo bizarro (ou não) disso.

Estava eu em casa a tarde, curtindo uma leve preguiça dominical e chega o André* me convidando pra ir ao circo com a namorada. Estava meio entendiado e resolvi aceitar.

Tudo marcado saímos às 20h e casa em direção ao programa mais inusitado que participei dessa cidade.


Chegamos no local, uma excitação meio infantil tomou conta da galera, compramos pipoca, churros e refrigerante. Maravilha, todo mundo bem munido para o show. Daí chega a surpresa.

Não estava muito ansioso pelo espetáculo não, não tinha criado nenhuma expectativa... Primeira atração um número de um japonês (até no circoooooo!!!), eu acho, com uns aros entrelaçados enooooormes, o cara me surpreendeu, fiquei impressionado de verdade!


Daí até o fim do espetáculo foram vários suspiros, comentários, risos e aprovações. Não é que foi um show o negócio, gente?! Curti demais! Saí de lá meio inspirado, com mais vontade... Coisa estranha, né?


Bom, só pra terminar, procurei algumas informações sobre circo e queria colocá-las aqui:

  1. O circo nasceu na Roma Antiga e significava “lugar em que aconteceram competições”, pois era neste local que havia combate de gladiadores, duelos entre homens e animais e brigas entre bichos. Conseguiu imaginar?
  2. A arte circense foi identificada em várias culturas, a chinesa é um exemplo. Lá, eles usavam a acrobacia, o contorcionismo e o equilibrismo para desenvolver a agilidade, a flexibilidade e a força de seus guerreiros. Na Grécia, os números de força e o contorcionismo eram atividades olímpicas e no Egito, havia um costume de se levar os animais ferozes vindos de terras conquistadas para os desfiles militares realizados pelos faraós. Eles foram os primeiros a serem considerados domadores.
  3. Há uma lei que obriga escolas municipais e estaduais a aceitarem crianças que trabalham no circo, consideradas nômades, mesmo quando não possuem vagas.
  4. O circo chegou no Brasil no final do século 19.
  5. Existem mais de 2.000 circos espalhados pelo país, sendo 80 de porte médio e grande. Estima-se que eles reúnam cerca de 80 milhões de espectadores por ano.


Legal, né?!


Então beleza gente... Mais uma semana se passou e isso pra mim, nesse momento, significa uma semana a menos aqui. O fim do ano está chegando, maravilha! Triste, mas já esperado por algum tempo.


*André = meu irmão escolhido. roommate.




Cirque du Soleil




Bises!

2 comentários:

Friendly Girl disse...

oieee
adorei seu blog!
vou colocá-lo no meus favoritos!
ps. te espero pra despedir de Floripa tb! sem circo this time!

beijoos enoormes e saudosos!

Marcelinho disse...

Circus...me remete a lembranças extremamente positivas :) Nos vemos no Samba da Tê! Abs